08/09/2016 - Plano de Acolhimento

Plano de Acolhimento

Anexo II do Regimento Interno do CMS Rodolpho Perisse
Plano de Acolhimento

 ORIENTAÇÕES GERAIS

O ACOLHIMENTO SERÁ REALIZADO PRIMEIRAMENTE PELO TÉCNICO DE ENFERMAGEM (SUPERVISIONADOS PELOS ENFERMEIROS), PREFERENCIALMENTE O DA EQUIPE, SENÃO O TÉCNICO DE ENFERMAGEM QUE ESTIVER DISPONÍVEL.

1. O acolhimento é realizado em todos os espaços, ou seja, acolhe-se nas consultas, nas VDs, nas atividades educativas e todas as atividades pensadas no PSF.
2. A Agenda ficará com os profissionais responsáveis pelo acolhimento no dia, com exceção da odontologia, de forma a marcarem a partir das necessidades de saúde da população;
3. Registro no acolhimento:
- PEP - Vitacare
4. Atestado médico para atividade física deverá ser programado e isso deverá ser comunicado aos usuários em todos os atendimentos prestados pela unidade, seja na recepção, nas VDs, nas consultas e nas promoções. (Algumas demandas específicas com relação à atestados poderão ser resolvidas em parceria com a instituição solicitante, como “Nós do morro”, escolas, e creches).
5. ACS – acolhimento: O horário de almoço é de 1 hora. E de suma importância manter a escala do acolhimento sempre. Sempre que um profissional da equipe que estiver escalado no acolhimento precisar por algum motivo se ausentar ou faltar deverá comunicar ao Enfermeiro da equipe ou fazer a troca com outro colega.
6. Rodízio de almoço para os profissionais técnicos: os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e gerência almoção também em horários alternados, devendo sempre ficar um profissional de cada categoria na unidade. Este profissional atenderá, se necessário, a demanda espontânea de todas as equipes durante este horário. O horário de almoço é de 1 hora.
7. Boa convivência na mesa de acolhimento: é imprescindível que o tratamento com o usuário e com os colegas de trabalho seja sempre respeitoso. Qualquer dificuldade deve ser comunicada à gerência.
8. Todas as consultas agebdadas terão hora marcada, sendo necessário solicitar que o usuário chegue no máximo 15 minutos antes do horário previsto. A tolerância para atrasos será de 20 minutos, após este tempo, o usuário será remarcado, sempre que o profissional não tenha como fazer encaixe de atendimento.
9. Retorno dos pacientes hipertensos, diabéticos, e gestantes – será agendado pelo médico ou enfermeiro após a consulta ou na baia do acolhimento.
10. Crianças menores de 15 dias que não tiverem nenhuma consulta marcada até o 15° dia, quando vierem à unidade serão encaixadas e atendidas no mesmo dia.
11. Pacientes portador de tuberculose e gestantes diagnosticados sairão dá clinica com teste rápido de HIV realizado.
12. Gestantes que por algum motivo chegarem para o pré-natal após o primeiro trimestre terão prioridade no atendimento e deverão ser encaixadas no próprio dia, será feito o exame de teste rápido de HIV, Sífilis e hepatite B e C.
13. Intercalar demanda livre com consulta marcada caso a demanda não seja uma urgência ou emergência.
14. Solicitar ao usuário que traga documento com foto, CPF e DNV – só será emitido atestado médico, se necessário e após avaliação médica, com documento.
15. A declaração de comparecimento no dia da coleta será emitida a partir das 6:30hs da manhã.
16– Após 36 semanas, as gestantes virão semanalmente para o pré-natal – médico, acs ou enfermeiro já irão marcar no Vitacare ao final da consulta;
17 – As urgências e emergências serão encaminhadas via VAGA ZERO de acordo com o médico assistente;
18. Classificação de risco para Demanda Espontânea:
18.1 Papel de cada profissional:
ACS – acolher, informar e direcionar o paciente na unidade;
Técnicos de enfermagem – escutar, acolher e verificar os sinais vitais – encaminhar depois para o médico ou enfermeiro (de preferência o da equipe, senão o profissional que estiver na unidade em consulta);
Enfermeiro – acolher e realizar a classificação de risco – estabelecendo quem precisa de atendimento no mesmo dia se consulta médica ou de enfermagem; e quem pode ser agendado e em quanto tempo. Realização dos testes rápidos.
Médico – realizar as consultas de urgência, possíveis de serem feitas na unidade, encaminhadas pelo enfermeiro; encaminhar e solicitar a vaga zero quando necessário.
ASB/TSB – acolher e orientar o paciente na unidade
Dentista - realizar as consultas de urgência, possíveis de serem feitas na unidade, e encaminhar quando necessário. Ações fora da unidade.
Gerência / administração – acolher, orientar o paciente e apoiar as equipes.

18.2 – Critérios para avaliação e classificação de risco (de acordo com o CAB/MS)
Criançassinais de alerta
a) Frequência respiratória
0 – 2 meses – maior ou igual a 60.
2 meses – 1ano  – maior ou igual a 50.
1 ano – 4 anos – maior ou igual a 40.
Maior que 4 anos – maior que 30.

b) Não consegue mamar;

c) vomita tudo o que ingere.

d) Febre > 38
Pesar e aferir temperatura;
Perguntar se tem alergia à dipirona ou paracetamol;
Se foi medicado, há quanto tempo?

e) Letárgica ou inconsciente;

f) Diarréia com mais de 4 evacuações diárias – perguntar se tem sangue ou pus nas fezes;

g) Crise convulsiva ou queda – CHAMAR O MÉDICO

h) Dor – há quanto tempo? Aonde? Classificar a dor numa escala de 0 a 10.

i) Tosse – seca ou com catarro? Há quanto tempo? Associada a falta de ar?

19. 3 Adultos – sinais de alerta
a) Pressão arterial
Maior ou igual a 140 x 100 mmHg – sem histórico de PA ou hipertenso com outro sintoma;
Hipertenso - Maior ou igual a 150 x 100 mmHg com ou sem sintoma;

b) Dor no peito
Se associado a PA elevada; dispnéia, com irradiação a membros superiores ou mandíbula – CHAMAR MÉDICO

c) Diarréia com mais de 4 evacuações diárias – perguntar se tem sangue ou pus;

d) Vômito - em jato? Com febre? Quantas vezes ao dia?
e) Glicemia – menor que 60 mg/ dL; maior que 200 mg/dL (não diabéticos);
Diabéticos:<60>300mg/dL;

f) Dificuldade respiratória – consulta médica imediata

g) Dor abdominal – aonde? Desde quando? Classificar a dor em uma escala de 0 a 10.

h) Gestante com complicação – perda de sangue, líquido, bebê não mexe, chamar o médico;

i) Queixas crônicas sem alterações agudas – marcar consulta;

j) Troca ou requisição de receita – realizadas pelas equipes de saúde da família de acordo com pactuação de cada equipe.

18.4 Odontologia
Serão atendidos de acordo com a Nota Técnica de Acesso da SMS Rio de Julho de 2016.

18.5 Quadros emergenciais deverão ser encaminhados antes avaliados pela equipe técnica do CMS Dr. Rodolpho Perissé e se necessário referenciados para unidades de emergência via VAGA ZERO. Antes precisam ser acolhidos, orientados e referenciados com guia de referência e via VAGA ZERO. Nunca encaminhar paciente de boca.


 











.
 












Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Presidente João Goulart 735, Vidigal

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h

Telefone

(21) 3874-4002

Tecnologia do Blogger.